Cursos Para Portadores de Necessidades Especiais

Deficiência visual:


Com metodologia apropriada à pessoa com deficiência visual, a FTBB oferece o curso de piano e/ou de flauta doce para pessoas com deficiência visual total ou parcial, para todas as idades. Adequado ao perfil de cada estudante, o objetivo do curso é o aprendizado do instrumento, que pode ocorrer por meio da imitação e/ou por meio da leitura da Musicografia Braille. É necessário ter o instrumento para treinar em casa e não é necessário o conhecimento do Braille. Aulas individuais.

Outras deficiências (exceto deficiência auditiva):


O objetivo do curso é promover vivências para o desenvolvimento das habilidades criativas e interpretativas. Por meio dessas vivências os estudantes serão estimulados a criar músicas,tocar, cantar e sonorizar histórias, desenvolvendo suas capacidades de perceber os sons, discriminar os diferentes timbres e a expressar-se por meio dos sons. Não tem ênfase sobre um instrumento em particular. Os estudantes terão acesso a vários instrumentos: piano, violão, flauta e percussão. Não é necessário ter instrumento em casa. Aulas em pequenos grupos ou individuais, de acordo com o perfil dos estudantes.

Musicografia Braille:


Destinado a professores ou estudantes de música que tenham interesse em aprender a transcrever partituras em tinta para o Braille. Necessário conhecimento musical prévio.Programa utilizado: Braille Fácil. Aulas em grupo.
Alfabeto Braille. Algarismos. Figuras de Notas e Pausas. Sinais de altura. Claves. Signos de compasso. Ligaduras, legato, staccato. Compasso. Barras de compasso. Sinais de repetição.Sinais de Intervalo. Tercinas, duinas. Acordes. Cifras. Características da escrita para diversos instrumentos.

 

Duração do curso: 4 meses.

 

Duração da aula: 1h30 por semana

 

Obs. pessoas com deficiência visual precisam ter máquina perkins para participar.